O Bitcoin
pode estar prestes a se beneficiar de novos ventos macroeconômicos favoráveis, à medida que dados macro dos EUA configuram uma negociação de “reflação”.
Principais pontos:
-
Dados do PMI do ISM dos EUA para janeiro rompem quase três anos de contração.
-
As reações divergem quanto ao impacto sobre a ação de preço do BTC, apesar da correlação anterior com o PMI.
-
Uma divergência de baixa oculta entre o PMI e o BTC/USD agora está ativa.
PMI reforça tese de “ciclo final de alta” para o preço do BTC
Novas análises de fontes como Andre Dragosch, chefe de pesquisa na Europa da gestora de criptoativos Bitwise, indicam que a política financeira dos EUA está impulsionando uma recuperação no preço do BTC.
Nesta semana, o mais recente relatório do Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria, divulgado pelo Institute of Supply Management (ISM), trouxe uma surpresa positiva.
O PMI do ISM é um indicador composto do desempenho da economia dos EUA e permaneceu em contração ao longo de 2025. Agora, o índice voltou a subir acima do nível-chave de 50 pela primeira vez desde meados de 2022, segundo dados do TradingView.

Para Dragosch, esse movimento, somado à forte disparada do ouro e da prata, significa uma coisa: “reflação”.
“É ingenuidade acreditar que não há informações valiosas para o Bitcoin no rali recente dos metais preciosos”, disse ele aos seguidores no X em uma publicação na terça-feira.
Dragosch argumentou que o salto do ISM, portanto, “não foi surpresa”.
“Ambientes macroeconômicos como esse sempre estiveram associados a ciclos de alta do Bitcoin no passado”, acrescentou.

O trader, analista e empreendedor cripto Michaël van de Poppe foi além, destacando a correlação entre o PMI e a força do preço do BTC nos últimos anos como parte de um ciclo mais amplo de apetite por risco.
“O PMI industrial do ISM está caminhando para a primeira leitura acima de 50 em mais de três anos. Esse foi um dos períodos mais longos de mercado de ‘baixa’ nesse aspecto. Nada bom para o ciclo de negócios e nada bom para o Bitcoin”, escreveu ele no X.
“O fato do Bitcoin ter subido se deveu simplesmente, e apenas, ao lançamento e à liquidez do ETF. Agora, justamente agora, é que os mercados começam a despertar.”
Van de Poppe reconheceu mudanças relevantes nas condições econômicas em relação aos ciclos anteriores de preço do Bitcoin, acrescentando que o cenário atual exige “perspectiva”.
“Nos próximos 1 a 3 anos, veremos um ciclo de alta forte e final para o Bitcoin e as criptomoedas”, projetou.
Bitcoin vs. PMI: “provavelmente um resultado diferente”
Reflação se refere a ações de política econômica voltadas a estimular o crescimento ao tolerar ou incentivar uma alta moderada da inflação, geralmente após períodos de desinflação ou recessão.
Os Estados Unidos estão atualmente em uma posição delicada em relação à inflação, após os dados mais recentes apresentarem um quadro misto sobre sua trajetória.
Como reportado pelo Cointelegraph, permanecem preocupações de que a inflação possa voltar a ganhar força ao longo de 2026.
Assim, o PMI isoladamente não foi suficiente para convencer todos de que o Bitcoin verá alívio neste ano.
“Selecionar um único indicador macroeconômico e tratá-lo como o ciclo é, em economia, o que se chama de abuso de proxy”, comentou o trader Titan of Crypto após a divulgação dos dados.
Titan of Crypto comparou diretamente os dados do PMI com a ação de preço do BTC e destacou uma diferença importante desta vez.
“Em 2013, 2016 e 2020, quando o PMI voltou a subir acima de 50, o Bitcoin apresentou uma divergência de alta oculta. Em todas as ocasiões, um ciclo de alta se seguiu. Hoje? O PMI acabou de cruzar novamente acima de 50, mas desta vez temos uma divergência de baixa regular”, concluiu.
“Mesmo indicador, estrutura diferente, provavelmente um resultado diferente.”

Este artigo não contém aconselhamento ou recomendações de investimento. Toda decisão de investimento ou negociação envolve riscos, e os leitores devem realizar a sua própria pesquisa ao tomar uma decisão. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e oportunas, a Cointelegraph não garante a exatidão, a integridade ou a fiabilidade de qualquer informação contida neste artigo. Este artigo pode conter declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas. A Cointelegraph não será responsável por quaisquer perdas ou danos decorrentes da confiança nessas informações.

